Só o silêncio é grande




       Só o silêncio é grande; tudo mais é fragilidade. Alfred de Vigny


 Às vezes quanto mais falamos mais nos distanciamos do que realmente queremos dizer. E certas coisas só se deixam ser reveladas no não-dito, especialmente os mais profundos sentimentos: o verdadeiro ódio, o verdadeiro amor, a verdadeira indiferença. Todos eles florescem fortes e implacáveis onde a maioria supõe haver um deserto. Todos eles crescem no disfarce e se revelam quase sempre no susto: um suicídio, uma declaração romântica, um cumprimento da pessoa que você magoou. O silêncio é grande por intensificar os sentimentos, o que pode ser perigoso para quem tem uma mente obscura; e só os fortes  são capazes de lidar com ele por muito tempo sem enlouquecer. Um dos maiores pesadelos para um presidiário é ter de ficar em uma cela solitária sem  televisão ou algo para ler. Para eles o silêncio é o inferno que ecoa de suas próprias mentes criminosas. Já para os monges budistas e toda pessoa capaz de meditar, o silêncio é uma bênção capaz de aproximá-los de algo sublime e eterno. Mas eu estou longe de alcançar algum desses dois extremos. Não morro de desespero ou tédio mas também não o aproveito para alcançar o nirvana. Na verdade, admito uma certa dificuldade em me manter silenciosa e serena ao mesmo tempo. Estou sempre querendo falar, ouvir músicas ou  pensando em mil e uma coisas diferentes, e às vezes faço isso com o objetivo de não ouvir o que o meu silêncio tem a dizer.  E se ele me disser algo que eu não gostaria de saber? Dia desses ele me sussurrou umas coisas e eu simplesmente fingi ignorar. Era algo prazeroso mas extremamente complicado para se estar pensando... Então tentei distraí-lo lendo e ouvindo alguma coisa. De imediato achei que havia funcionado, mas depois percebi que foi em vão. Quando tudo silenciou, o sussurro ecoou ainda mais alto me mostrando uma verdade que eu deveria encarar, maior do que eu posso exprimir,  maior que palavras.

Comentários

  1. Quem tem diversas poesias publicadas sobre o siliêncio é Zila Mamede. Existe até mesmo um livro, fruto do TCC de Alexandre Alves intitulado Silêncio, mar. Dois signos muitos comuns na lírica da poeta. Vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Muita gente deveria usar o seguinte lema como filosofia de vida... "Não tem nada produtivo à acrescentar, pois fique em silêncio". Reuniões fluiriam tão mais agradáveis! ¬¬
    Gostei bastante da forma como abordou o tema... muito agradável de se ler, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica Mamede. Guttwein, realmente muita gente deveria aprender a silenciar quando não se tem nada interessante para dizer. Mas que é difícil é. Ainda estou aprendendo...

    Achei uma outra citação interessante:
    "A necessidade cada vez mais aguda de ruído só se explica pela necssidade de sufocar alguma coisa." E eu estou nesse time..
    Abraço e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tétis! Esta semana estou divulgando uma “nova” postagem. Trata-se de um conto; que na verdade vem a ser uma reedição de meu blog. Sua postagem original ocorreu em 13.02.09; sendo esta a minha terceira postagem no blog. Naquela ocasião este texto não recebeu nenhum comentário. O texto é “O Sr. e o Dr.”. Espero que você, tendo um tempinho, o aprecie.
    Um grande abraço, minha gratidão antecipada!

    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ok Jefh! Já estou indo te fazer uma visitinha. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Sou adepto do silêncio! Ele proporciona equilíbrio! Quando estamos em um ambiente movimentado, ainda assim podemos estar sobre o efeito dos momentos de silêncio e introspecção!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, mas o silêncio pode ser céu ou inferno, só depende da nossa condição psicológica. :) Abs

    ResponderExcluir
  8. E se o seu silêncio for maior que a música?
    Adorei o tema.
    Logo eu que tenho relação de amor e ódio com o silêncio.
    Sempre em frente... e selvagem.
    Bjins, Deusa.

    ResponderExcluir
  9. Hum... de fato é. É por isso que tenho tentado dar mais espaço a ele. Precisamos encarar as verdades se quisermos viver plenamente. Abs!!

    ResponderExcluir
  10. Mas o silêncio pode nos enganar também. Para cada momento, um tipo de silêncio.Procuramos a verdade, o silêncio pode ser apenas mentira.Muitas pessoas tem o hábito de se iludir.

    ResponderExcluir
  11. Verdade. Mas acho que o silêncio alheio sim, pode nos enganar,já o nosso revela o que somos. Ou mais ou menos isso.

    ResponderExcluir
  12. Nem muito barulho, nem muito silencio.

    Equilibrio quase sempre é o desejável.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. I've read some of your posts and you write very well, and I like that silence where you only hear the sound environment of trees, of birds.

    ResponderExcluir
  14. So Danke! :) Well, it's a way to reach some balance. And I'm learning how to do it.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas