ENTRE BECOS E SONHOS

Poesia da minha grande amiga Nassary Lee, vencedora do primeiro lugar (tendo concorrido com 80 candidatos) do Primeiro Concurso Literário (Contos e Poesia) promovido pela Cooperativa Cultural Universitária do Rio Grande do Norte, em 2008.

ENTRE BECOS E SONHOS

Por que perco, à faca, os dedos? [das mãos.

Por que jogo fora minha colher? [de sobremesa.

Alguém me passa um trote... Estou traída.

Alguém me passa para trás... Estou confiante.

E me passo - horas - perguntando:

Onde foi parar aquele colar? [de esmeraldas.

Noutro sonho? Em que trecho? Em que beco?

E por que só o que vejo é um diário escrito a sangue?

E por que se foi desfeito um praia-mar, tão excitante?



Por que faço chover quando choro?

Se me vou daqui por que o apavoro?

Por que tentei ser sol um dia?

Se longes raios jamais percorreria?

Por que minha natureza teima em ser lua?

Se dentro de mim só há rua?



(E)scura e fechada;

(E)streita e calada;

(E)sgueirando em cada calçada;

(E)sperando em cada passada;

(E)squecer aquele brilho;

(E)scondido, meu ladrilho;

Da rua que sou.

Do poeta que me sobrou.



Divagações entre “esquerdas” de comportamentos.

Direções entre “esquinas” de sentimentos.

- Encruzilhada -



E sigo vencendo rabiscos de bares.

E prossigo reunindo os meus lares.

[numa grande Caixa Preta.



Entre becos e sonhos.

Entre rua e poesia.

NASSARY LEE, setembro de 2006.

Comentários

  1. Poema de alto calibre poético.
    Parabéns à sua amiga e a você pela sensibilidade do post.
    Bjs, Deusa.

    ResponderExcluir
  2. Tétis,
    Assino embaixo tudo que o Paulo poeta disse acima, inclusive o "Deusa", claro...
    Ò, e aquela visitinha prometida ao doutor? Quero saber, depois me conte...
    Comigo tudo 100%, sem estresse algum depois da cirurgia...
    Mais uma vez parabéns pelo bom-gosto, moça sensível do Norte...

    Abraço das bandas de cá das Minas Geraes,
    Pedro Ramúcio.

    ResponderExcluir
  3. Olá, colegas! Minha amiga Nassary é mesmo muito inteligente e sensível!
    Ela ficou muito feliz com os elogios e prometeu fazer um blog qualquer dia desses - o que será uma grande alegria para todos nós.

    Obrigada pela visita!
    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas